O papel dos líderes é um pouco diferente do estabelecido aos monitores. Enquanto que a monitoria é algo um pouco mais social, visando a integração de novos players ao jogo, os líderes lidam com players um pouco mais experientes que desejam entrar ou fazem parte de grupos. Para explorar exatamente o posto de comando, apresentaremos a seguir o novo sistema de liderança, a começar pelas obrigações do líder, e o que ele pode ou não fazer.
Obrigações de líderOff:Zelar pelo cumprimento das regras, tanto do rpg em on quanto do chat, orientando os players que cometam deslizes.
Orientar players novos, sanando dúvidas na falta de um Deus/ ADM on disponível para tal.
Servir de ponte entre os jogadores e a staff, repassando problemas dos quais venha a ter conhecimento, bem como auxiliando com sugestões para o melhor desenvolvimento do fórum.
Manter uma conduta exemplar, evitando ofensas e se portando com educação.
Manter-se ativo, com postagens em on no jogo, para movimentar o fórum.
Ajudar na criação de eventos específicos para o grupo, e responsabilizar-se por sua implementação, sendo contudo justo e imparcial nas avaliações necessárias.
On:Zelar pelo grupo ao qual faz parte, orientando os membros do mesmo e sugerindo novas coisas para um melhor aproveitamento no fórum.
Auxiliar os membros do grupo a evoluir, seja em narrativas on sociais, apenas orientando os players, seja em nos relevantes, como no caso das missões específicas.
Evoluir em on - ao menos 1 nível por mês, além dos ganhos nas missões específicas – não tem sentido um personagem nível 1 comandar um exército de lvl 100.
Aplicar os testes de entrada nos grupos [vide abaixo]
Opcionais:Líderes podem passar missões/ treinos - eles não serão atemporais e seguirão as regras do fórum no quesito avaliação, rendendo xp para os participantes e narradores [em menor escala].
O não cumprimento das regras pode acarretar a retirada do cargo sem aviso prévio. Ao assumir o cargo, o player está ciente das condições e recompensas, bem como de que elas serão retiradas com seu abandono/ rebaixamento.
Adquirindo/ depondo cargos de liderançaPara se tornar líder, a nomeação pode variar por mérito, teste ou ambos. O requisito mínimo das novas regras é de que o player seja ativo e possua pelo menos 5 níveis. Se cumprir isso, deve entrar em contato com o patrono do grupo ou, na falta dele, com Thanatos ou Mnemósine, que passará um teste específico para tal, se julgarem o player apto.
Cargos são perdidos ao se quebrar as regras já expostas, por abuso de poder e/ou descontentamento dos subordinados – lembrando que você não deve tratar os outros players como seus escravos/ empregados simplesmente por sua posição, não em off. Em on, interprete como quiser, respeitando as diretrizes do fórum e não ofendendo aos outros players.
Haverá um tópico de avaliação para os líderes, onde os integrantes dos grupos postarão suas opiniões. Muitas avaliações negativas – pelo menos 40% do grupo - podem ocasionar a perda do cargo.
Outra forma de se adquirir um cargo é depondo o líder anterior em duelo. O desafiante deve corresponder às diretrizes de liderança para tal, e fazer a proposta do duelo em on. Nesse caso, o PvP pode ser até a morte ou não – e a decisão deve ser aceita por ambos. O líder pode recusar um duelo mortal, aceitando apenas um amistoso, mas não pode se negar a duelar. O PvP deve ser mediado por um Deus/ ADM para ser válido, independente do caso.
Testes de admissãoA partir de agora, exercendo seu papel, fica a cargo dos líderes aplicar os testes de admissão aos players interessadoe em entrar no grupo. A missão deverá obrigatóriamente ser narrada, e será considerada temporal para o player interessado e atemporal para o líder, visando que ele não acompanha o jogador na missão, apenas a narra. O líder deve postar desde o contato com o player interessado, interagindo inicialmente com ele, e então passar a missão. O contato inicial pode conter o interrogatório inicial, sobre as motivações do personagem entrar no grupo, e a explicação e orientação sobre o mesmo. Após a narração da missão, ela pode terminar de duas maneiras:
- O player é bem sucedido: O jogador consegue passar no teste. O líder deve narrar sua cerimônia de admissão - criação a seu cargo, desde que novamente, respeitando as diretrizes de interação entre player, não faltando com o respeito ao jogador e sendo coerente ao grupo.
- O player falha: O líder deve apresentar a recusa ao player, em on. Além disso, podem haver punições, dependendo da missão específica.
Independente de ser bem sucedida ou não, a morte do player pode correr como em qualquer outra missão, mas apenas se seguir as diretrizes. A desistência/ abandono do teste implica que o player não poderá refazer o mesmo, a menos que apresente uma justificativa condizente para tal no prazo de até 3 dias. A missão seguirá as regras de atraso vigentes.
Missões rendem até 200 xp + entrada no grupo ao interessado. Ele será bem sucedido se conseguir um rendimento de ao menos 70%. A avaliação será feita pelo líder, em conjunto com um ADM - preferencialmente o patrono do grupo, podendo ser qualquer outro disponível caso este não esteja presente no fórum. Para o líder, a narração pode render até 100 xp, e sua avaliação será realizada por um ADM.
Grupos sem líderes terão seus testes realizados pelos ADM/ Patronos do mesmo.
Líderes atuais:
Ceifadores - Blair C. Morgenst
Curandeiros de Asclépio - Paulo J. Goodwin
Todos os outros grupos terão seus testes realizados por Mnemósine ou Thanatos, e os das caçadoras por Ártemis. Entrar em contato por MP.